Re: [shell-script] Variáveis

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Variáveis
Date: Tue, 22 May 2012 13:00:33 -0300

O que vc chama de sessão?

No shell/unix todas as variaveis são de ambiente.

A diferença é se elas serão copiadas para os processos filhos ou não, é
isso que o comando export faz. Por outro lado a questão de escopo é para
restringir a variavel a um bloco de codigo ou não, ou seja, se vc quer que
uma variavel criada por uma função seja visivel fora da mesma

http://tldp.org/LDP/abs/html/localvar.html

Não existem variaveis globais em Shell no sentido delas serem acessadas em
qualquer processo, vc pode forçar a existencia de algumas a partir do
.profile ou .bashrc fora as que são criadas pelo shell ( $CDPATH ou $PWD
por exemplo), mas elas ficam restritas por processo e só podem ser
alteradas no processo corrente, a passagem delas é por copia.

--
Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br