Re: [shell-script] Terminal de texto não exibe UTF-8

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Terminal de texto não exibe UTF-8
Date: Tue, 21 Feb 2012 08:26:49 -0200

Ola

nao descarto que o problema pode estar no TCL que pode ter alguma
particularidade que foge do escopo da lista mas, genericamente, isso
pode ser uma questão de configurar o seu terminal corretamente.

vejamos o que diz algumas documentações acerca do terminal linux e utf-8:

The console display and keyboard driver (another VT100 emulator) have
to encode and decode UTF-8 and should support at least some subset of
the Unicode character set. This had already been available in Linux as
early as kernel 1.2 (send ESC %G to the console to activate UTF-8
mode).

perceba que ESC não é a tecla e sim uma sequencia escape.

http://tldp.org/HOWTO/Unicode-HOWTO-2.html

aparentemente o consoletools tem uma ferramenta para isso. estou no
bsd e nao tenho como testar mas eu diria que é por ai.

--
Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br