Backup com Zenity - subshell teimoso

From: Marlon Vagner Reck
Subject: Backup com Zenity - subshell teimoso
Date: Tue, 15 Nov 2011 11:54:49 -0200

        Bom dia Amigos

        Estou querendo fazer atualizar um script de backup usando zenity, mas
estou tendo problema para controlar um sub-shell.
        Quando o usuário clicar em cancelar na tela de progresso do script, ele
deve matar o tar e informar ao usuário que o backup foi cancelado, mas usando
a opção de auto-kill, o tar é morto junto com o zenity e assim não mostrando a
mensagem.
        Sem o auto-kill, clicando em cancelar o zenity espera o tar terminar o
backup para depois mostrar a mensagem de backup cancelado.
        Como posso matar o tar e continuar com o zenity?

#!/bin/bash
export databkp=$(date +%d%m%Y)
saida="/home/Teste/mnt/iso/"$databkp".tgz"
dir="/home/Teste/jogos"

tar vczfp "${saida}" "${dir}" | zenity --progress --pulsate --auto-kill --
title "$$"  --text "Aguarde, compactação em andamento"
case "$?" in
  0)
    zenity --info --text "Compactacao finalizada com sucesso."
  ;;
  1)
    zenity --warning --text "Canceladdo pelo usuário."
  ;;
  *)
    zenity --error --text "Saida abortada ERRO."
    rm -f "${saida}"
  ;;
esac

Atenciosamente