Como verificar se um compartilhamento nfs está ok?

From: Lawrence Waclawiak
Subject: Como verificar se um compartilhamento nfs está ok?
Date: Fri, 05 Nov 2010 19:35:02 -0200

Boa noite!

Estou desenvolvendo um script que testa se alguns compartilhamentos NFS estão montados corretamente e toma as devidas providencias caso encontre erros.

Penso que existem 3 situações

1) Tá tudo ok

2) Não está montado, assim eu simplesmente verifico e monto.

3) As partições foram montadas corretamente mas após o cliente montar o servidor NFS foi desligado, assim o comando mount mostra como se estivesse montado, mas não está de verdade.

Para os itens 1 e 2 eu consegui solução, mas para o item 3 não.

Tentei da seguinte forma: Obs $1 é a raiz da montagem
funcao(){
   if touch "$1"/$Arquivo >> /dev/null;then
       rm -f "$1"/$Arquivo
       return 0
   else
      return 1
   fi
}

Dessa forma comando touch trava e não dá retorno nenhum, perco até o terminal, tentei com ls e outros comandos mas nessa situação de o servidor NFS ter sido desligado sem o cliente desmontar os mapeamentos todos os comandos travam quando tento fazer qualquer verificação nesses pontos de montagem.

Alguma sugestão para como fazer essa verificação?

Agradeço a todos.

Abraços,
Lawrence Waclawiak