Problemas com a interpretação de "$"

From: Paulo Soares Drumond
Subject: Problemas com a interpretação de "$"
Date: Thu, 4 Nov 2010 12:58:48 -0200

Olá,

Participo pouco da lista e hoje me deparei com um problema que deve
ter solução simples mas que não consegui resolver das maneiras que
tentei.

Tenho uma quantidade enorme de arquivos gigantescos num diretório e
preciso apagar a maioria deles. Filtrei aqueles que preciso manter e
agora precisarei apagar todos os demais e aí começou meu problema.

Os arquivos são nomeados da seguinte forma: newtask_CMOST80_Paulo_09999.XXX
sendo:
- 9999 um número entre 0 e 5446;
- XXX uma das seguintes extensões: log, dat, out, irf, mrf.

Coloquei na variável "conteudo" a lista dos números dos arquivos que
preciso manter, mas quando comecei a esboçar algo esbarrei no seguinte
problema:
for item in $conteudo; do echo newtask_CMOST80_Paulo_0$item.log; done

Eu esperava que ele retornasse algo como:
newtask_CMOST80_Paulo_09999.log

Mas ele retorna uma lista de strings mais ou menos assim:
.logask_CMOST80_Paulo_09999

onde 9999 é o número do arquivo.

Se eu substituo ".log" por ".*" ele faz a mesma substituição na saída.

Já tentei colocar o \, ", `, ', {} e nada resolveu o problema.
Pensando que o problema era do echo, alterei o comando para ls e o
mesmo aconteceu.

O que estaria faltando para que apareçam corretamente os nomes dos arquivos?

Paulo
http://homens-ibcc.blogspot.com
http://www.twitter.com/psdrumond

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e
buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu
ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
(II Crônicas 7:14)