Falha na comparacao [a-z] [A-Z]

From: Gabriel Marrocos
Subject: Falha na comparacao [a-z] [A-Z]
Date: Tue, 24 Aug 2010 22:20:36 -0700 (PDT)

Boa noite a todos,

Pessoal estou fazendo um script simples que verifica se o carácter passado como
argumento é um numero, uma letra maiúscula, minuscula ou um carácter especial.

Porem quando passo o argumento como A,B até X ele me retorna como uma letra
minuscula. Já se eu passar como argumento a letra Z ele me retorna maiúscula!

Alguém saberia me dizer se estou fazendo algo errado ou é alguma falha?

Estou usando Ubuntu 10.04 e bash versão 4.1.5

case $1 in
   [a-z]) echo "Letra Minuscula"
          ;;
   [A-Z]) echo "Letra Maiuscula"