Re: [shell-script] criacao de usuarios com geracao de automatica senha

From: Julio Neves
Subject: Re: [shell-script] criacao de usuarios com geracao de automatica senha
Date: Fri, 5 Oct 2001 17:58:57 -0300

Favor responder a address@hidden
Para:   address@hidden
cc:
Assunto:        Re: [shell-script] criacao de usuarios com geracao de
automatica senha

Olá Eriberto,
como trabalhava em uma instalação com + de 500 máquinas Unix em rede,
precisei fazer um "bacalho" para um "administrador de acessos" (que não
era root, porém responsável pelo controle de acesso da instalação)
incluir, excluir e alterar no /etc/passwd.

O "bacalho" lia os dados da tela e via adduser, criava os registros, de
forma idêntica ao que já foi abordado na resposta de diversos colegas. A
diferença é que eu deixava o registro do novo usuário sem senha ("no
password"), porém "setado" para fazer o cadastramento de sua senha no seu
1o. login.

A desvantagem deste processo é que vc perde em segurança, isto foi de
certa forma minimizado já que caso o usuário não cadastrasse a senha no
próprio dia que o seu registro foi gerado, este passaria para o estado de
"lock", precisando novamente o administrador intervir, dando mais um prazo
até às 24 h (este capador era um script cadastrado no cron, que rodava à
meia noite dos dias úteis).

A vantagem é que vc não precisa de saber a senha de ninguém (o que é uma
quebra de segurança muito maior) e não se expõe deixando a sua na reta
:)...

[ ]s,
Julio