Re: [shell-script] ALGUEM PODERIA ME DAR UMA AJUDA?????????

From: Gustavo Jantsch
Subject: Re: [shell-script] ALGUEM PODERIA ME DAR UMA AJUDA?????????
Date: Mon, 12 Feb 2001 09:13:40 -0300

Olá!

># if who | grep $1 > dev/null
>a minha dúvida é: em que arquivos o comando grep, faz a pesquisa?

O comando grep neste caso não está pesquisando em um arquivo mas sim na
saída do comando 'who', que retorna uma lista com os nomes dos usuários que
estão logados. ( man who )

> e outra, por que que só o resultado do who vai para o "buraco
>negro", tendo em vista que temos dois comando nessa linha ( who, grep)

Por que é o who que gera os dados, o grep só filtra, e o que o grep envia
para a saida é o resultado de who filtrado. Experimente se logar em outros
terminais utilizando Alt-Fn com nome de usuários diferentes pra ver o que
acontece com o who.
Uma forma alternativa seria:

if [ -n $( who | grep $1 ) ]; then ...

neste caso nada iria para /dev/null pois a saída dos comandos não é ecoada
no terminal.

>O que significa essas opções para teste de arquivos:
>-u -> bit set-user-ID ativo
>-g -> bit set-group-ID ativo
>-k -> sticky bit está ativo

Verifica se os respectivos bits estão ativos.