libreplanet-br

RE: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux

From: Marcus César
Subject: RE: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux
Date: Mon, 12 Jul 2021 10:23:42 -0300

Olá,

    Muito obrigada pela resposta, Jorge, certamente me ajudou bastante!

    Eu não estava familiarizado com o comando lshw, agradeço pela dica; através dele soube que o meu computador é um Inspiron 3437, e pesquisando descobri o problema com a minha tela não é incomum nesses modelos. Embora eu nunca tenha feito tal reparo, me pareceu que não é complicado fazer a troca da tela, e uma nova compatível custa >R$700,00, o que seria bem interessante para meu orçamento nesse momento. No entanto, o computador já apresenta outro sinais de problemas, o principal talvez sendo que a bateria não mais funciona e há algum mal-contato na ligação de energia, por vezes esbarro no fio e o computador desliga. Alguém já fez esse tipo de manutenção (troca de tela) e saberia me dizer se, nessas condições, valeria a pena?

    Agradeço pela indicação do h-node, esse eu já havia usado uma vez, justamente para procurar um dongle USB wireless, para um outro computador que estava tentando recuperar instalando a distro SliTaz (que, infelizmente, não segue por padrão os princípios do Software Livre, mas possui em seu repositório para fácil instalação o kernel linux-libre, o que permite ter uma distro instalada sem Software Proprietário - até onde pude investigar). O que fiz foi consultar o site www.boadica.com.br, que lista produtos de informática e relativos em várias lojas aqui no RJ, aí procurava por dispositivos USB wireless, e conferia no h-node se possuiam firmware livre, e achei dois modelos da TP-Link que atendiam: TL-WN722N (V1) and TL-WN821N (V2 e V3). Não cheguei a comprá-los, pois esse computador que estava tentando recuperar ficou no alojamento da universid ade e não voltei lá desde a início da pandemia.

    O notebook Inspuron 15 3000 que você recomendou parece atender bem ao que preciso e posso no momento; adoraria ter um Librem do projeto Purism, mas é um desejo que não posso alcançar no momento, então vou cedendo onde não há escolha e tentando usar o máximo de software livre possível. Por enquanto continuo usando o Inspiron 3437 ligado à televisão por HDMI (e tendo algumas dores no pescoço por isso), pois estou bem atarefado e ainda não consegui decidir se o melhor seria trocar a tela dele ou realmente comprar um novo computador.

    Agradeço as especificações da sua placa wi-fi; realmente o ideal seria ter uma comunidade local, mesmo que pequena, para poder testar se alguns dispositivos funcionam neste ou naquele computador, pois sou bem leigo nesse quesito. Mas a comunidade virtual já ajuda bastante a aprender um pouco mais e buscar estar mais eticamente alinhado!

    Infelizmente a compra a prazo não é uma opção para mim...

Att.,
Marcus