libreplanet-br

Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux

From: Marcus César
Subject: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux
Date: Wed, 07 Jul 2021 10:44:10 -0300

Olá,

    Utilizo o PureOS num notebook Dell (que infelizmente não sei precisar o modelo) há alguns anos, e ele vem dando sinais de que vai parar de funcionar adequadamente há algum tempo. Ontem, os três quartos inferiores da tela/monitor que estavam com um problema de cor "desistiram de vez" e agora apenas o quarto superior da tela está funcionando - estou utilizando o computador via HDMI ligado a uma televisão.
    Gostaria de continuar utilizando a distro, mas tenho encontrado alguma dificuldade em achar uma lista de notebooks/computadores cujo hardware funcione 100% em Software Livre. Meu orçamento também está apertado, desde que o notebook começou a dar sinais de mal funcionamento consegui juntar cerca de R$2500,00 já pensando em adquirir um novo, pois com essa coisa de pandemia, aulas remotas e tudo que isso envolve não posso ficar sem um computador.
    Atualmente o uso mais exigente que faço do computador é estar em videoconferências e gravar o áudio delas através do Audacity (utilizando o "pactl loopback" para gravar também o que falo ao microfone), além de vez por outra fazer alguma edição de vídeo no Blender 2.79 (utilizando os plugins Blender Velvets para gerar proxies).

    Alguém possui alguma indicação que possa me ajudar?

Desde já, agradeço a atenção,
Marcus