Re: Chamada para contribuições com o servidor

From: Alexandre Oliva
Subject: Re: Chamada para contribuições com o servidor
Date: Sun, 13 Dec 2020 05:14:17 -0300

On Dec 11, 2020, Sergio Durigan Junior <sergiodj@sergiodj.net> wrote:

> Primeiro, quero dizer que não vejo problemas em contribuir
> financeiramente pra um projeto de Software Livre.  Ainda mais um com o
> qual eu esteja envolvido desde o primeiro dia!

:-)

> Dito isso, queria saber quantos de nós estamos fazendo uso dos recursos
> do servidor.  De início, eu sei que o Oliva usa ativamente o Diaspora*,
> o GNU Social, e talvez mais algum serviço (Matrix?).

De fato, uso Diaspora* e GNU social.  Adoraria ver mais gente da
comunidade LPBR usando e ajudando a manter nosso servidor.  É uma das
razões de ele existir!

Mas pra mim a razão mais importante pra mantê-lo é ser uma página que
representa nossa comunidade, à qual podemos convidar outros a participar
e colaborar.

Claro que, pra isso fazer mais sentido, seria legal se a comunidade
tivesse mais projetos e colaboradores ativos.  Senti que, depois da
dispersão física do grupo, veio uma dispersão, erhm, lógica, por assim
dizer.

Não pretendo cobrar envolvimento de ninguém, mas o sentido da conversa
que você levantou me faz pensar se faz sentido manter o grupo dormente
como me parece que está, ou se é o caso de pensar em movimentos, seja no
sentido de acordar, seja no sentido de debandar.

De minha parte, caso tomemos uma decisão extrema, eu me ofereço para
assumir o servidor e o domínio, se não houver oposição e ninguém mais
tiver interesse em mantê-lo.

--
Alexandre Oliva, happy hacker  https://FSFLA.org/blogs/lxo/
   Free Software Activist         GNU Toolchain Engineer