Re: [lp-br-sp] matrix instalado no servidor

From: Alexandre Oliva
Subject: Re: [lp-br-sp] matrix instalado no servidor
Date: Thu, 21 Dec 2017 23:23:07 -0200

On Dec 20, 2017, Sergio Durigan Junior <address@hidden> wrote:

> Só um aviso de que, a pedidos, agora nós temos um synapse (servidor do
> projeto matrix.org) rodando na nossa VM.

Muito obrigado!

Estou começando a usar e notando vários erros nos logs, dando
"unreachable network" tentando falar com matrix.org.  Estou desconfiado
que tenha a ver com o matrix.org ter um endereço IPv6 e a nossa servidora
ter IPv6 só link-local.

> Eu não habilitei o cadastro de usuários pela web, porque aparentemente é
> necessário usar o Recaptcha, um projeto do Google que não respeita a sua
> privacidade.

... e que instala e roda Javascript privativo na sua máquina, seja no
navegador, seja no próprio app riot.im.  Não pega bem IMHO a gente
promover o Matrix pra quem não usa nessas circunstâncias.

Conversei um pouco com os desenvolvedores e eles se mostraram abertos a
usar outros sistemas de CAPTCHA, mas não há nenhum livre pra recomendar.
Sugeri ao GNU fazermos um baseado em microdoações com GNU Taler, agora
falta só alguém implementar ;-)

> Você ainda vai precisar de um cliente pra acessar o servidor.

Pra quem usa o pidgin ou outros comunicadores baseados no purple, o
plugin purple-matrix parece que tá funcionando, ainda que de forma um
tanto precária.  Não sei o quanto dos erros que tá dando pra mim são
causados pela precariedade e quantos são pelas falhas nos contatos a
matrix.org que mencionei acima.

Larissa tá usando o riot.im no replicant, parece que funciona.

> Eu só conheço o riot (via web) e o plugin pro WeeChat.  O primeiro é OK,
> mas é via web/browser

O pessoal do #matrix me falou outro dia que o site riot.im tinha algum
componente não-essencial não-Livre; bastaria bloquear Javascript de
subdomínios que não o próprio para evitar.  Mas foi suficiente pra eu
preferir não usar o site.  Imagino (mas não tenho certeza) que o app não
use esse componente, mas, pensando bem, não sei bem o quanto o app
difere de uma janela de navegador...  Alguém sabe?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer