Re: [lp-br-sp] GNU Social - Mastodon

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] GNU Social - Mastodon
Date: Wed, 19 Jul 2017 19:44:19 -0300

On Wed, Jul 19, 2017 at 06:50:54PM -0300, Ricardo Panaggio wrote:

> Levando em consideração que a API do cliente ser diferente no caso do
> Mastodon, não acredito que usá-lo para o LP como uma coisa boa. Isso
> restringiria o uso de clientes por todos os usuários atuais, que já possuem
> um setup de preferência.

> AFAIK não existe ainda; não encontrei nem um bug aberto sobre isso. Não
> existe nem uma maneira de migrar uma conta que seja[1].

> Complementando, a API entre servidores é a mesma, mas entre servidor e
> cliente não. Então seria possível usuários do
> https://social.libreplanetbr.org se comunicarem com usuários de um possível
> [...]

O que eu li recentemente (desculpem a breve mensagem, sem referências),
é que possivelmente os dois programas não terão interoperabilidade no
futuro. O pessoal do Mastodon adotou algumas opções de privacidade,
extendendo o protocolo, de forma que o GNU Social não poderia "cooperar"
com tais opções, tornando algumas mensagens "privadas" públicas. Isto
criou um certo estranhamento entre as duas comunidades e parece que o
resultado pode ser um "racha" dos protocolos.

Cascardo.