Re: [lp-br-sp] [RFC] Mudar de servidor sem ter tudo pronto no Ansible

From: Alexandre Oliva
Subject: Re: [lp-br-sp] [RFC] Mudar de servidor sem ter tudo pronto no Ansible
Date: Wed, 05 Jul 2017 13:10:44 -0300

On Jun 29, 2017, Sergio Durigan Junior <address@hidden> wrote:

> Podemos fazer a migração de pelo menos dois jeitos.  O primeiro (e
> talvez mais fácil?) seria migramos tudo do jeito que está.  O segundo,
> que talvez nem seja tão difícil assim, é migrarmos tudo o que já está
> pronto com Ansible primeiro, e depois migrarmos "na mão" o que restar.
> Conversando com o Túlio, sei que ele prefere o segundo jeito, e dou
> apoio.  Mas outras idéias também são bem vindas.

Minha receita pra esse tipo de migração é fazer rsync do servidor
antigo, inteirinho, pra um diretório do novo, aí dá pra (i) manter
serviços rodando num chroot, (ii) mover tudo de um serviço num instante,
do jeito que está (tão no mesmo FS), e (iii) fazer a transição mais
suave, com toda a configuração desejada, sem pressão de tempo (que
costuma induzir a erros)

> Ah, mais uma coisa.  Fazer essa migração traria uma vantagem adicional:
> o Túlio poderia finalmente fazer uma assinatura de 1 ano com o ISP (ao
> invés de ficar renovando mensalmente, como está acontecendo agora), e
> poderia cobrar tudo o que estamos devendo pra ele de uma vez só.  Uma
> outra "vantagem" (pra mim) seria que uma outra pessoa (provavelmente o
> próprio Túlio) poderia fazer a assinatura do servidor no nome dele(a), o
> que faz mais sentido do que deixar no meu nome, IMO.

+1

Eu tinha sondado sobre a gente hospedar o twister.net.co pro Miguel
Freitas.  Ele me falou hoje que o contrato dele com o GoDaddy (eek) tá
vencendo agora dia 15.  Será que dá tempo, se é que vamos mesmo fazer
isso?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer