Re: [lp-br-sp] Encontro no FISL e propósito do grupo

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [lp-br-sp] Encontro no FISL e propósito do grupo
Date: Thu, 30 Jun 2016 13:58:17 -0300

Thadeu Lima de Souza Cascardo <address@hidden> writes:

> Oi, pessoal.
>
> Esse ano não rolou encontro no FISL, nem espaço de comunidade. Talvez
> ainda haja espaço, mas acho que vale
> um encontro informal, pra trocar apertos de mãos, e associar rostos aos
> nomes.
>
> Eu chego na quinta-feira meio da manhã e vou embora sábado à noite.
> Palestro sábado às 16:00, e vou estar no
> espaço da comunidade do Debian, talvez dê umas lightning talks lá. Topo um
> encontro à noite quinta ou sexta,
> e um encontro no meio do evento também.
>
> Achei que seria oportuno também conversarmos mais sobre o grupo, aqui na
> [...]

No início, e para mim, o grupo foi muito mais uma forma de aprendizado
sobre uma forma de pensar que eu naturalmente via como mais ética e
justa socialmente, mas a qual tinha dificuldade em internalizar e
formalizar as implicações e atitudes que levariam a sua implantação.
Interagir com o LibrePlanet foi descobrir pessoas que pensavam de
maneira semelhante a minha, mas que eventualmente já tinham avançado em
diversos caminhos práticos e teóricos que eu não havia considerado a
princípio.  Desta forma, o grupo me permitiu um grande crescimento
pessoal, de criticidade e consciência dos problemas sociais que podemos
enfrentar através da cultura livre e, principalmente, da importância de
universalizar o Software Livre como parte fundamental desta cultura
livre.

Atualmente, o grupo é, para mim, uma forma de discutir e desenvolver
iniciativas para este fim; um lugar onde podemos (ou poderíamos, se
fossemos mais ativos) discutir soluções para problemas locais, a exemplo
de iniciativas como as ferramentas de impostos, urnas livres e ensino de
GNU.  Vale lembrar que nenhuma dessas 3 iniciativas que citei, surgiram
do grupo em si, mas encontraram no LibrePlanet um terreno fértil de
discussão crítica e, eventualmente, contribuidores capacitados.

Na minha visão, nós do LibrePlanet compartilhamos a responsabilidade de
divulgar a importância do Software Livre para a sociedade, seja
justificando o uso de alternativas livres, ou explicando mais uma vez o
motivo de não abrirmos aquele arquivo de extensão proprietária, mesmo
sendo tecnicamente possível fazê-lo no LibreOffice.  Na minha visão,
essa responsabilidade define o grupo tão bem quanto os projetos que
tomamos em nome do time, pois ela representa justamente o que importa
para o LibrePlanet - direcionar a sociedade para uma cultura de
liberdade.

Eu uso o nome do LibrePlanet também para definir quem eu sou - em
biografias de palestras, por exemplo, sempre cito o grupo.  Acredito que
isso diz mais sobre mim e a minha responsabilidade do que meu diploma
acadêmico ou histórico profissional.

Esse ano estarei no FISL, e apoio completamente uma mesa redonda
(preferencialmente uma mesa de bar) para discutir os desafios do grupo
para os próximos anos e como abordá-los.

Falou,

--
Gabriel Krisman Bertazi