Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp 2015 - Cheatsheet
Date: Sun, 22 Feb 2015 19:17:21 -0300

Raniere Silva <address@hidden> writes:

> O Gabriel avisou sobre um cheatsheet
> que ele estava escrevendo para os ingressantes:
> http://krisman.be/misc/reference_card.pdf.

Hehe.

Era uma versão preliminar, por isso só mandei no canal para discutir
sugestões rápidas e ainda nem versionei os fontes! Depois ia vir para a
lista.  Mas vamos lá :)

> Minhas sugestões:
>
> -   Deixar claro a notação.
>
>     Para quem não está acostumado é difícil entender
>     que deve-se utilizar
>
>         $ man cd
>
>     ao invés de
>
>         $ man <cd>

A ideia é que o cheat sheet seja usado como referência após as
nossas aulas, então não acho que vai ficar confuso.  Com certeza, as
pessoas conseguem extrapolar os exemplos para resolverem sozinhas esse
detalhe. :-)

Ainda, pelo próprio conceito e formato de um Reference Guide, que já
implica em espaço limitado, não acho viável nem produtivo inserir uma
seção de notação.  Por fim, pelos outros exemplos e diversas linhas de
"Usage" é possível entender que "man <cd>" não é correto.  Se você pegar
alguns reference cards do projeto GNU, eles usam notação similar,
trocando <> por [], sem explicar a notação.

Da wikipedia, sobre "Cheat Sheets":

"In more general usage, a "cheat sheet" is any short (one or two page)
reference to terms, commands, or symbols where the user is expected to
understand the use of such terms but not necessarily to have memorized
all of them. Many computer applications, for example, have cheat sheets
included in their documentation."

>     E o que significa [0-3] e similares.

Ok. Acho que dá para expandir isso de outra forma.

> -   Manter a notação
>
>     E.g. Utilizar
>
>         $ cd ../<dir>
>
>     ao invés de
>
>         $ cd ../dir

Nesse caso, pela própria explicação do texto, pode-se perceber que são
coisas diferentes. Nesse caso, ../dir não é uma variável a ser
substituída, mas um exemplo.  Talvez fique confuso mesmo, vou colocar
essa linha adaptada como Usage.

> -   Adicionar a opção -n em head/tail

ok.

> -   Remover dd.

O dd é citado nas Quick Tips como dica para gravar imagens de GNU.  Ele
precisa ficar!  Por qual motivo você quer removê-lo?

> -   Mover a dica sobre TAB para o início.

Você quis dizer toda a seção de Quick Tips?  Se sim, beleza, apesar de
que eu acho que precisa ficar no final porque algumas coisas discutidas
lá, como man pages, devem vir antes.

Vou disponibilizar uma nova versão atualizada e mandar o link do
repositório na thread das aulas de GNU ainda hoje.

Valeu!

--
Gabriel Krisman Bertazi