Re: [lp-br-sp] curso de férias

From: Marcel Godoy
Subject: Re: [lp-br-sp] curso de férias
Date: Sat, 31 Jan 2015 03:42:48 -0200

Bom primeiro obrigado pela atenção e mil desculpas pela enorme demora
mas as coisas estavam bem ruins aqui com greve e depois mil provas e etc.

o que eu tinha pensado, em fazer algo assim aqui em rio claro.
dar o curso para os ingressantes, e tentar fazer com que mais estudantes de computação usem linux.

como demorei em responder, nem sei se vocês ainda lembram do assunto, ou teriam tempo ou disposição de voltar a conversar e aparecer aqui para dar o curso.

de qq forma muito obrigado por tudo e de novo desculpem pela demora.

Marcel Godoy <address@hidden> writes:

> olá Gabriel Krisman
> o Sergio Durigan me passou este contato pois estou interessado em
> realizar
> aqui na UNESP de Rio Claro um curso de Linux, mas eu pensei em um tipo
> de curso de férias para as alunos da computação e outros cursos que
> queiram
> iniciar no Linux aqui da UNESP-RC.

Opa, bem vindo à lista! :)

> fico no aguardo de um retorno, para explicar melhor minha ideia,
> e tb espero sugestões de vocês pois tem muito mais experiencia neste
> assunto.

Reunimos o material do curso no link abaixo (todos os links já enviados
nesta thread mais versões compiladas.)

<http://wiki.libreplanetbr.org/AulasBixos/>

O nosso (mini-)curso sempre foi voltado aos alunos ingressantes, então
espere um material bastante básico.  Infelizmente não rolou ainda a
versão "avançada" das aulas.

A nossa proposta é introduzir SL para os alunos e apresentar o
GNU/Linux, deixando claro a importância que esse conhecimento tem no
curso e na vida deles como "computeiros".  Costumamos frisar que mesmo
na matéria introdutória de programação que eles estão cursando no
primeiro semestre, esse conhecimento é essencial.

A aula introdutória costuma ser uma palestra explicando o conceito de
SL, apresentando o projeto GNU, as 4 liberdades, etc.  Em seguida, as
próximas aulas apresentam conceitos básicos, como o que é um SO, como
usar um Shell, e um básico de Unix.  Mostrar comparações com o Windows
costuma ser útil para o pessoal que nunca viu um GNU na vida perceba que
dá para fazer tudo que eles querem fazer em uma plataforma livre.

Neste ano, nós fizemos questão de aumentar a "pegada filosófica" das
aulas, discutindo mais SL e hackers com a palestra do
Sergio. Pessoalmente, achei que foi muito produtivo e apesar de termos
tido uma audiencia reduzida, o pessoal se interessou bastante. Ano que
vem, pretendo repetir este formato.

Explique melhor sua ideia na lista. Que conteúdo está pensando em
passar?  Com certeza a galera aqui vai poder te dar uma mão. Se quiser,
fique a vontade para usar e adaptar o nosso material.  Melhorias são
sempre bem vindas.

--
Gabriel Krisman Bertazi

--