Re: [lp-br-sp] InstallFest na SECOMP

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [lp-br-sp] InstallFest na SECOMP
Date: Sun, 01 Jun 2014 13:33:28 -0300

edson duarte <address@hidden> writes:

> olá, de novo!
>
> estava conversando com o krisman e tive a ideia de tentar fazer um
> installfest durante a secomp...
>
> para não ter os problemas com boot restrito que ocorreram no ano
> passado, pensei em instalar em máquinas virtuais nos computadores do ic

Até dá para subir vms nas máquinas do IC, mas.. não vejo muito sentido.
Acho muito mais produtivo ajudar a galera a instalar nas máquinas deles,
mesmo que seja numa VM no Windows.  Aliás, uma dúvida: tem só
computeiros do IC na SECCOMP?  E se tiver alguém de outros institutos
que não tem acesso aos labs do IC?

Convenhamos a dificuldade em instalar uma distro num PC atualmente
(salvo as tralhas do RestrictedBoot) está mais em tirar o medo da pessoa
de dar merda do que em realmente instalar.

Acho que a gente podia seguir a ideia de fazer uma apresentação
rápida no começo do InstallFest, explicando rapidamente a instalação, o
dualboot, o Boot Restrito, as correções para essa tranqueira, e tocar
distribuir CDs e *ajudar* o pessoal a instalar nas máquinas por sua
conta (e risco).

(Estou pensando em um slide de título "O império Contra-ataca!" quando
formos explicar o Restricted Boot. :-)

Um ponto importante é que se fizermos algo assim, precisaremos de
bastante gente do LP para auxiliar nas instalações e tirar dúvidas
individuais.

> vocês acham isso uma boa ideia? poderia ser até um evento do libreplanet
> mesmo para divulgar o grupo e coisas do tipo...

Eu acho que pode ser uma boa, se tivermos gente suficiente para aparecer
lá e ajudar.

> ainda não sei quando poderia ser feito mas estou olhando aqui de tentar
> colocar no horário de algum minicurso, o que ficaria para os dias 12, 13
> ou 14 de agosto das 08h às 12h.

Precisaríamos de bastante tempo mesmo, principalmente, se formos
discutir algo antes de instalar e tiver bastante participantes afim de
instalar.

--
Gabriel Krisman Bertazi