Re: [lp-br-sp] Mozilla + Adobe = DRM

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Mozilla + Adobe = DRM
Date: Wed, 14 May 2014 23:24:32 -0300

On Wednesday, May 14 2014, edson duarte wrote:

> hoje mais cedo, eu cheguei a ler... eu não entendo muito do assunto
> mas não vejo muita alternativa, se a mozilla não fizer isso, vão
> perder muitos usuários, certo?

Esse é o tipo de argumento que a gente cansa de ouvir.  As pessoas usam
ele (ou uma variante) pra justificar a presença de blobs binários no
Linux, a escolha de uma licença mais permissiva ao invés de copyleft, e
até pra dizer o motivo pra colocarem palestras sobre o Facebook num
evento que, supostamente, é de Software Livre.

Eu queria que as pessoas, ao invés de pensarem que "a empresa/fundação X
vai perder usuários se não fizer Y", pensassem *primeiro* que "os
usuários perderão muito se Y for feito pela empresa/fundação X".  E
nesse caso, está mais que óbvio que a corda arrebentou do lado mais
fraco (ou mais displicente?), que somos nós.