libreplanet-br-sp
[Top][All Lists]
Advanced

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[lp-br-sp] Apresentação de projeto de totaliza ção paralela de eleições


From: Diego Aranha
Subject: [lp-br-sp] Apresentação de projeto de totaliza ção paralela de eleições
Date: Wed, 2 Apr 2014 19:28:27 -0300

Car(o|a)s,

Como todos sabemos, o software de votação utilizado nas urnas eletrônicas, além de possuir vulnerabilidades conhecidas e documentadas [1], não fornece transparência suficiente para se realizar auditoria na contagem de votos. Entretanto, outra etapa do processo eleitoral pode ser tornada mais transparente: a totalização!

Estou coordenando um projeto que tem como objetivo construir um sistema para totalização paralela das eleições brasileiras, permitindo aos eleitores capturar o Boletim de Urna (BU, resultado parcial emitido por cada urna eletrônica ao final do dia de eleição) logo após a sua impressão, para posterior verificação com a versão eletrônica recebida e publicada pelo TSE. A iniciativa exige algum ativismo por parte de eleitores que deverão percorrer seções eleitorais equipados com telefones celulares para capturar as versões impressas do BU [2] e submetê-las para concentração em um servidor central. Desta forma, pode-se auditar por amostragem a custódia dos Boletins de Urna e evitar fraudes em larga escala por manipulação dos dados em trânsito.

Caso tenham interesse em participar, por favor me notifiquem. Por enquanto a coisa está bem amadora (nem temos site e repositório ainda), mas estamos integrando algumas implementações discrepantes e escrevendo protótipos de aplicativos móveis para captura dos BUs.

[1] https://sites.google.com/site/dfaranha/pubs/aranha-karam-miranda-scarel-12-pt
[2] http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-cartilha-do-mesario-versao-visualizacao (página 22)

Obrigado pela atenção!

--
Diego de Freitas Aranha
Institute of Computing - University of Campinas
http://www.ic.unicamp.br/~dfaranha

reply via email to

[Prev in Thread] Current Thread [Next in Thread]