Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior

From: Ivan S. Freitas
Subject: Re: [lp-br-sp] software livre em empresa júnior
Date: Mon, 21 Oct 2013 15:54:54 -0200

2013/10/21 Sergio Durigan Junior <address@hidden>:

> Vocês administrarão o próprio servidor, né?  Estou assumindo isso :-).
>
> Já deram uma olhada no SparkleShare?  A Red Hat usa ele pra oferecer
> backup interno pros funcionários :-).
>
> <http://sparkleshare.org/>
>
> Ele é livre (GPLv3), usa git por baixo, e aparentemente é "bonitinho".
> Eu particularmente nunca usei, mas não deve ser difícil setar um
> servidor pra testar...  E o ponto positivo é que vocês terão controle
> total sobre os dados, já que administrarão o servidor e terão acesso ao
> código-fonte da ferramenta :-).

Já usei sparkleshare, e funciona bem (hoje uso duplicity pra backups,
especificamente).
Não precisa de servidor próprio pois o repositório git pode estar em qualquer
lugar (github, bitbucket etc.). Mas não acho que é a melhor solução pro problema
da CONPEC:

 - git é lento em windows e "difícil" de instalar. E aposto que poucos
usuários de mac
   da conpec saibam usar homebrew e similares.
 - Não tem uma "interface bonitinha". Isso depende do  "host" do git,
mas subir um
   gitlab/gitorious sozinho é difícil e usar github cai no mesmo
problema do Docs/Drive.
 - Sincroniza tudo de uma vez, então pode ser um problema se precisar
apenas de um
   documento específico.

Eu acho que o owncloud é uma opção viável pra isso (tem um rodando na
SDF e estou achando
muito bom).

> Não sei qual a complexidade dos documentos que a CONPEC possui, mas
> poderia até apostar que a maior parte deles pode facilmente ser
> convertida pra ODF sem perdas.

Você pode experimentar o pandoc [1] e ver se tem alguma perda, e completar o que
estiver faltando. Inclusive dá pra converter pra formatos plain text.
O problema talvez
seja manter os pacotes de haskell (funciona, mas cabal não é o melhor
gerenciador
de pacotes que existe).

[1] http://johnmacfarlane.net/pandoc/

--