Re: [lp-br-sp] [libreplanet-discuss] Google to drop XMPP entirely

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] [libreplanet-discuss] Google to drop XMPP entirely
Date: Tue, 28 May 2013 08:35:24 -0300

On Tuesday, May 28 2013, Raniere Silva wrote:

> We started working on open letter to Google to explain their decision:
> https://brama.elka.pw.edu.pl/pad/p/google-xmpp

De verdade, tenho minhas dúvidas se realmente precisamos fazer isso.
Parece um pouco que estamos mendigando pro Google não deixar de usar um
protocolo, sendo que o que realmente podemos fazer é começarmos a
divulgar e utilizar servidores XMPP/jabber alternativos.  Inclusive já
existem pessoas divulgando jabber-br.org e outras alternativas.

Além do mais, sempre achei muito complicada a política de (não)
privacidade do Google.  O buraco, IMO, é bem mais embaixo.  Pra mim, se
o Google quiser deixar de usar XMPP, que deixe (é uma pena, mas estamos
lidando com uma empresa, não com uma comunidade).  Quem está realmente
perdendo é ele e os seus usuários, e não há falta de alternativas...