Re: [lp-br-sp] Impressões do FLISOL 2013 Campinas

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [lp-br-sp] Impressões do FLISOL 2013 Campinas
Date: Fri, 24 May 2013 15:44:21 -0000

2013/5/5 Sergio Durigan Junior <address@hidden>

> Dae,
>
> O Krisman pisou no calo e disse que a lista está meio morta, então
> decidi tentar reanimar as coisas.  Eu ia/vou escrever um post sobre o
> FLISOL 2013 Campinas no meu blog, mas vou fazer uma prévia aqui na
> lista.  Essas são as minhas impressões sobre o evento, então se alguém
> quiser fazer adendos, críticas, ou rebater minhas opiniões, à vontade.

hehe.

> [...]
>   foi a primeira palestra que eu e o Panaggio apresentamos juntos.
>   Houve pouca participação da galera, mas isso é meio "normal" em
>   palestras filosóficas.  A palestra foi apresentada no auditório da
>   faculdade, e eu e o Panaggio ficamos em cima de um palanque/palco, o
>   que acabou dando um ar meio formal (conforme nós dois conversamos
>   depois, nós gostamos de estar na mesma altura do público).  Mesmo
>   assim, a escolha do local não foi nossa, e acho que conseguimos nos
>   virar com o que tínhamos na hora.  Fiquei bastante satisfeito.

A palestra foi muito boa. Teve alguns problemas pontuais, acho que
pela mudança de dar a palestra em dupla, mas foi muito bom. O pessoal
que estava comigo, pelo menos, gostou bastante.

> - A segunda palestra também foi ótima (IMO, até melhor que a
>   primeira!).  A sala menor, público mais receptivo, melhor entrosamento
>   entre nós dois, e o clima de "conversa" contribuíram muito pra que
>   essa palestra ficasse muito leve e legal.  Houve maior participação
>   das pessoas, até por conta da sala pequena.  O Oliva assistiu essa
>   palestra e me deu um feedback super positivo depois.  E, de quebra,
>   conseguimos "angariar" mais pessoas interessadas pelo grupo.  Menção
>   honrosa ao Thiago, que participou do último LibreBar!

Foi mais próxima mesmo. Não teve tanta cara formal como a primeira e
teve bastante recepção da galera.

> - A presença do grupo no evento foi legal, o Panaggio levou algumas
>   distros 100% livres em pen-drives, mas infelizmente ninguém apareceu
>   pra instalar (a grande maioria estava babando em outros brindes sendo]

Um dos caras que estava comigo, Rafael Erthal, instalou o Trisquel
nesse dia e tá usando até hoje, como distro principal, alias.

>   distribuídos pela organização do evento, e tinha até coisa do Opera,
>   browser fechado!).  Ainda assim, aquela "rodinha" que fizemos no final
>   do evento foi *muito* legal, várias pessoas se juntaram a nós
>   (principalmente por causa do Oliva, eu sei) e ficamos batendo um papo
>   bacana.

A rodinha foi muito boa, pena que tive que sair antes.

> Pontos Negativos (ou "a melhorar")
> ==================================
> - Ainda não temos uma "identidade visual".  Isso tem a ver com o ponto
>   acima.  Acho que essa parte é mais difícil de se fazer, mas
>   eventualmente vai ser legal termos uma camiseta do grupo, pra
>   aparecermos "homogeneamente" nos eventos.

Estava planejando propor criarmos camiseta. Não me ofereço para ajudar
na arte, mas posso organizar os pedidos, levar para fazer e buscar.

> - Tirando uma ou outra ocasião (flamewar que começou com aquele e-mail
>   do Panaggio), acho que aceitamos demais as imposições da
>   "organização".  Isso decorre também do fato de que ainda somos um
>   grupo novo, em formação.  Mas ano que vem eu acho que deveríamos nos
>   impôr muito mais, e inclusive começarmos a organizar o evento antes,
>   pra podermos tomar conta dos detalhes desagradáveis (utilização de
>   ferramentas não-livres, distribuição de "brindes", etc).

Nada a declarar sobre a organização. Até um dia antes do evento não
tinha o horário de palestras no site!!

> Acho que é isso.  Não estou lembrando de mais coisas, e os pontos acima
> cobrem boa parte do que eu vi.  Se tiverem mais coisas pra acrescentar,
> mandem ver!

Faltou comentar a palestra do Panaggio, que foi muito boa e adicionou
outros pontos em relação à do DFD.

Fora do escopo mas lembrei agora: Lbre bares *precisam* ser divulgados na lista!

Gabriel Krisman Bertazi

Ciência da Computação 011
Instituto de Computação
Universidade Estadual de Campinas