Re: [lp-br-sp] Firefox OS & perguntas incômodas

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Firefox OS & perguntas incômodas
Date: Thu, 27 Dec 2012 03:57:54 -0200

On Wednesday, December 26 2012, address@hidden wrote:

> Essa pergunta, se for apenas pra ter uma resposta booleana, não precisa
> ser feita: a resposta é sim. Os devices suportados pela comunidade hoje,
> AFAIK, usam os kernels dos devices, com blobs. Mas seria conveniente saber
> a posição da Mozilla para os devices dela (pergunta 4), e de como pretende
> agir para os devices suportados pela comunidade. Incentivar o uso do
> Replicant, sempre que possível, ou mesmo incentivar o desenvolvimento de
> novos drivers, seria interessante. Alguma ideia de como colocar tudo isso
> numa nova pergunta?

Hmm.  O Replicant é um Android 100% livre, até onde entendo.  Então,
pelo que você falou antes, acho que não é do interesse da Mozilla
incentivar o uso dele, até porque ela quer fugir da esfera do Android.
Estou falando besteira?

Acho que uma possível versão pra essa pergunta seria:

2) Está claro que a Mozilla fará uso de blobs binários para que o
Firefox OS seja compatível com devices que hoje só executam Android.  No
entanto, o que a Mozilla pretende fazer para incentivar a abertura (ou
até mesmo o hacking) dessas peças não-livres?  Ela pretende incentivar o
desenvolvimento de novos drivers através de projetos como o Replicant?
Se sim, existe algum plano de ação para isso?

> Ótimo pra mim. Clara e objetiva.

Com a versão da pergunta (2) acima, daria pra reescrever essa:

3) Ainda sobre possíveis ações que a Mozilla poderia tomar para fomentar
a produção de drivers totalmente livres para devices que hoje possuem
blobs binários, a Mozilla pretende tentar influenciar as empresas que
hoje disponibilizam apenas esses blobs, para que elas passem também a
liberar o código sob uma licença livre?  Como a Mozilla pretende fazer
isso?

> Além disso, tem outros pontos que eu acho que seria conveniente perguntar.
> Revisem essas perguntas também, por favor:
>
> 5) Recentemente foi anunciado que o Firefox para Android (e
> consequentemente no Firefox OS) vai suportar H264, um formato de vídeo que
> a Mozilla tinha se posicionado contra por diversos motivos. Essa é uma
> posição definitiva? Se sim, o que a Mozilla fará para resolver os
> problemas com esses padrões levantados anteriormente pela própria Mozilla?

Sou meio (totalmente?) leigo nesse assunto de codecs, então não me sinto
confortável em opinar aqui, mas acho que a pergunta está boa.

> 6) Para suportar esse formato no Firefox para Android, o Gecko vai
> utilizar uma lib do Android para decodificação (libstagefright). Há
> software proprietário envolvido com essa lib, certo? Há algum plano da
> Mozilla para contornar isso de alguma forma?

Acho que seria legal procurarmos saber se essa lib realmente possui
código não-livre.  Assim já chegaríamos com conhecimento de causa.

Além disso, eu não tinha conhecimento dessa informação, então também
prefiro não opinar nos termos técnicos.  Mas tirando essa parte de
procurarmos mais info sobre a lib, a pergunta está boa.

> 7) Talvez haja mais software não livre envolvido no Firefox OS que não
> seja do meu conhecimento. Onde ele está? A Mozilla tem interesse de se
> livrar desses softwares? Há alguma previsão ou planejamento para que isso
> seja feito?

Achei legal a pergunta, mas eu reescreveria ela:

7) Há uma lista *pública* de *todos* os softwares (aplicativos,
bibliotecas, componentes, partes de código, etc.) não-livres presentes
no Firefox OS?  Existe algum plano por parte da Mozilla para substituir
estes softwares por alternativas livres?

> Parte dessas perguntas talvez valha a pena eu fazer em alguns canais, para
> tirar os pedaços técnicos delas. Fico feliz se me ajudarem a separar o que
> deveria ficar na lista de perguntas para a Mozilla dessas que eu deveria
> fazer para desenvolvedores. Isso provavelmente vai ajudar a lista de
> perguntas da Mozilla chegar nas mãos certas.

Acho que todas as perguntas poderiam ser enviadas pra Mozilla.  Mas as
mais técnicas, IMO, são a (5) e a (6), e talvez a (7).

Se quiser ajuda na tradução, é só dar um toque.

--
Sergio