Re: [www-pt-br-general] Política de tradução: "Copyright"

From: Guimarães Faria Corcete DUTRA , Leandro
Subject: Re: [www-pt-br-general] Política de tradução: "Copyright"
Date: Fri, 16 Oct 2015 17:09:53 -0300

> Já discuti sobre este termo há um tempo, acho que poderíamos colocar mais um
> adjetivo: Direito Autoral Exclusivo (ou proprietário) já considerando a
> possível tradução do termo Copyleft que seria o Direito Autoral Universal (ou
> livre).

Temos um problema aqui que é a não correspondência do direito
brasileiro ao anglossaxão.

No caso, temos duas categorias a que correspondem os ‘direitos de
cópia’ anglossaxões: o ‘direito autoral’ (moral, instransferível) e o
‘direito patrimonial’ (‘proprietário’, transferível).

Me parece que o mais apropriado seria traduzir por ‘direito
patrimonial’.  Quanto a /copyleft/, creio que a melhor tradução é
‘esquerdo de cópia’, o que além de intrigar o leitor a pesquisar mais,
traz bem a idéia original.

Outras possibilidades seriam ‘direito de cópia’, com nota explicativa;
ou copirráite, aportuguesamento que anda em desuso; ou manter no
original, em itálico (/copyright/); mas jamais ‘direito autoral’, que
é um conceito diferente na lei brasileira.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:address@hidden