Re: [www-pt-br-general] Novo coordenador: oitofelix

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [www-pt-br-general] Novo coordenador: oitofelix
Date: Thu, 17 Sep 2015 22:06:40 -0400

On Wednesday, September 16 2015, Rafael Beraldo wrote:

> Olá, lista!

E aí, Rafael?

Só alguns comentários a respeito das suas idéias e propostas abaixo.

> Recentemente comecei a utilizar um VPS para o qual passarei os sites
> que gerencio, e acredito que sobrarão recursos o suficiente para rodar
> serviços que ajudem nosso time. Algumas ideias são o Pootle [0], um
> software de auxílio à tradução, o Mattermost [1], uma espécie de IRC
> que funciona muito bem para times, ou o Etherpad [2], um editor de
> textos colaborativo.
>
> [0]: http://pootle.translatehouse.org/

IIRC o projeto GNU já possui uma instância do Pootle, certo?  Você vê
alguma vantagem em utilizarmos uma outra instância que não seja a
"oficial"?

> [1]: http://www.mattermost.org/

Achei legal a sua descrição sobre esse projeto aqui.  "Uma espécie de
IRC que funciona muito bem para times" :-).  Daí eu fiquei pensando: o
IRC *já* funciona muito bem para times!  Acho que não é necessário
reinventar a roda :-).

Um canal na Freenode (por exemplo) poderia ser criado facilmente, e
também é muito simples instalar e "configurar" um cliente IRC em
qualquer GNU/Linux, então não vejo necessidade em termos mais um
serviço-web-que-foi-criado-pra-substituir-um-outro-serviço-que-já-funciona-muito-bem.

> [2]: http://etherpad.org/

Eu particularmente não uso muito etherpad, mas não vejo problema em
termos um.  No entanto, e pensando em economizar a banda e o
processamento do seu VPS, podemos usar uma das muitas instâncias que já
existem por aí.  Existem algumas (piratepad, riseup) que são
administradas por pessoas muito competentes e preocupadas com
privacidade, o que dá mais tranquilidade.

Abraços,

--
Sergio
GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36