Re: [www-pt-br-general] Regras para títulos

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [www-pt-br-general] Regras para títulos
Date: Thu, 26 Feb 2015 16:50:54 -0500

On Thursday, February 26 2015, Claudia Archer wrote:

> Veja o que é norma culta: http://www.normaculta.com.br/norma-culta/

Cláudia,

Leia o seguinte trecho, retirado do site acima:

  A vertente coloquial é relativa à parte oral de uma língua, onde a
  rigidez é menor, há uma maior liberdade em relação às regras da
  gramática, no entanto, essas normas não podem ser transgredidas.

Confesso que não sei gramática, mas sei que não se usa "onde" nesse
contexto aí de cima ("onde" e "aonde" são usados pra especificar um
lugar).  Além disso, a frase soa estranha pra mim: eu colocaria um
ponto-e-vírgula antes de "no entanto", pra dar uma pausa maior.  E isso
é só um exemplo desse site...

Do jeito que eu vejo, a nossa língua é ambígua, ela não tem forma
específica e muda constantemente de acordo com quem a fala.  Acho que
não existe esse negócio de querer encaixotar a língua e estabelecer "o
jeito correto de falar" (ou talvez tenha?  Se tiver, eu não estou
seguindo, porque eu ainda acentuo a palavra "pára"!).  Isso soa como
matemático frustrado com a imprevisibilidade da língua (e das pessoas!)
:-).  Note que isso não é o mesmo que dizer "essa molecada da internet
tá certa, vamos começar a escrever como eles!" (ou então "o pessoal que
fez o site normaculta.com.br está certo!"...)

E vou te dizer uma coisa: nem as linguagens de programação/marcação, que
teoricamente não possuem ambiguidades, estão livres desse "mal"!  Veja
que essa página não segue o padrão (ou talvez eu devesse dizer "a normal
culta") estabelecida pelo W3C:

<http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fwww.normaculta.com.br%2Fnorma-culta%2F&charset=%28detect+automatically%29&doctype=Inline&group=0>

Mesmo assim, o seu navegador a exibiu sem problemas, tanto que você
decidiu recomendá-la sem nem se dar conta de que ela é uma página que
usa um HTML "informal", por assim dizer :-).

> linux counter #327048

O nome do kernel é Linux, com L maiúsculo.  Mas o que você quis dizer
aqui foi GNU/Linux: esse é o nome do sistema operacional que você
provavelmente está usando.

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36