Re: [shell-script-pt] Idiossincrasia do read

From: Blau Araujo
Subject: Re: [shell-script-pt] Idiossincrasia do read
Date: Wed, 24 Feb 2021 15:03:06 -0300

Salve!

Na verdade, o manual do Bash explica esse comportamento:

> If no names are supplied, the line read,
> without the ending delimiter but otherwise
> unmodified, is assigned to the variable REPLY.

https://www.gnu.org/savannah-checkouts/gnu/bash/manual/bash.html#Bash-Builtins

(procure pelo 'read')

Ou seja, pelo que eu entendi, só há separação de palavras com a especificação de um ou mais nomes para receberem os dados lidos. Sem isso, o REPLY recebe toda a linha lida sem modificações.

```
:~$ printf '  a  ' | while read -n1 var; do echo "[$var]"; done
[]
[]
[a]
[]
[]

:~$ printf '  a  ' | while read -n1; do echo "[$REPLY]"; done
[ ]
[ ]
[a]
[ ]
[ ]

:~$ printf '  a  ' | while read -N 1 var; do echo "[$REPLY]"; done
[]
[]
[]
[]