Re: [shell-script-pt] Configurando e testando variáveis

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: Re: [shell-script-pt] Configurando e testando variáveis
Date: Fri, 24 Jul 2020 00:04:31 -0300

Em qui., 23 de jul. de 2020 às 10:29, Julio C. Neves
<julio.neves@gmail.com> escreveu:

> Fala Jamenson, bom dia.
> te confesso que qdo li o seu 1o. email não entendi bem a sua dúvida, mas tb
> me lembro que a 1ª linha do script era de um shebang para obrigar a execução
> via source, o que não criaria um subshell. Me lembro disso, pq havia menos de
> 3 meses havia incluído um tópico sobre isso na 12ª edição do meu livro (que
> creio não será publicada) e ela talvez seja o que vc procura. Vou postar o
> texto abaixo, que isso pode ser que te ajude.
>
> Como o comando source não chamará um interpretador para executar as linhas do
> [...]
Saudações, eminente Júlio. Obrigado por responder.

Simples e direto: qual é o erro no seguinte script? Porque a variável
_não_ é configurada?

#!
# Testar se a variável está configurada.

if env test -n "${RCLONE_CONFIG_PASS}"
then
    echo "OK"
else
    echo "Senha, por favor ..."
    read -s RCLONE_CONFIG_PASS
    export RCLONE_CONFIG_PASS
fi

Cordialmente,

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave PGP:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180