Re: [shell-script-pt] Diretórios inacessíveis em um pendrive formatado

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: Re: [shell-script-pt] Diretórios inacessíveis em um pendrive formatado com o sistema de arquivos exFAT
Date: Sun, 22 Dec 2019 17:23:20 -0300

Em dom., 22 de dez. de 2019 às 08:21, Julio C. Neves
<address@hidden> escreveu:

> Meu tempo tb não é dos maiores e por isso não li em detalhes a sua msg, mas
> posso te dar duas dicas e acho que pelo menos uma vai te resolver o pepino.
>
> 1 - Opção -i do xargs permite que vc ponha em qq lugar da instrução, o que o
> xargs está recebendo pela stdin.
> P.ex.: para mover todos os arquivos do tipo sh para um diretório chamado
> Shell:
>
> find . -name \*.sh | xargs -i mv {} Shell
>
> Tudo que vier do find irá substituir o para de chaves. Se vc quiser, pode
> fazer: xargs -i ALVO mv ALVO Shell. O {} é o target default. O mesmo pode ser
> [...]

Obrigado por responder.

Eu assisti a um excelente vídeo no YouTube e o mestre ensinou isto:

ls arq*.ok | xargs -tI{} bash -c "mv {} dir; echo movi {}"

Fonte: NEVES, Júlio Cézar. Canal "prog.shell.linux" (YouTube).
Programação Shell Linux: O comando "xargs". Acessível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=vIS0tCq0YFM>. Acesso em: domingo, 22
de dezembro de 2019.

Uma variação que entendo que daria certo seria:

ls arq*.ok | xargs -tI{} bash -c "mv {} erro-{}dir; echo movi {}"

No teste que fiz o resultado foi este:

bash -c mv arq1.ok erro-arq1.okdir; echo movi arq1.ok
movi arq1.ok
bash -c mv arq2.ok erro-arq2.okdir; echo movi arq2.ok
movi arq2.ok
bash -c mv arq3.ok erro-arq3.okdir; echo movi arq3.ok
movi arq3.ok
bash -c mv arq4.ok erro-arq4.okdir; echo movi arq4.ok
movi arq4.ok
bash -c mv arq5.ok erro-arq5.okdir; echo movi arq5.ok
movi arq5.ok

Por hora, não tenho como testar na situação real, pois decidi mandar o
comando "dd" zerar o pendrive para ver se os erros somem (além dos
dados).

Como vou ter de recopiar os dados, se voltar a dar erros, posto aqui.

Um abraço.

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave PGP:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180