Re: [shell-script] Inserir caracteres em arquivo texto

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: Re: [shell-script] Inserir caracteres em arquivo texto
Date: Thu, 14 Nov 2019 21:02:11 -0300

Em qui., 14 de nov. de 2019 às 14:13, 'Julio C. Neves'
address@hidden [shell-script] <address@hidden>
escreveu:

> Vamos preparar uma variável para teste:
> $ printf -vVar '%500s'
> $ Var=${Var// /-}
>
> Agora $Var tem uma cadeia com 500 traços (-). Então vamos aplicar um sed:
>
> $ sed -r 's/(.{80})/\1\r\n/g' <<< $Var
> --------------------
>
> Abraços,
> Julio
>
> » Não tem tempo para fazer um curso presencial?
> » Na sua cidade não tem nenhum bom curso de Linux?
> » Em outubro abriremos uma semana de inscrições
> » para uma nova turma. Veja mais detalhes em:
> »      https://educacao.dicas-l.com.br/shell-linux

> [...]

Genial, Júlio!

Após o comando "Var=${Var// /-}", quando se executa um "echo ${Var}" o
que se vê são os quinhentos traços de forma contígua. Após o "sed" o
que se vê são os mesmos quinhentos traços com uma quebra de linha a
cada oitenta deles, com seis linhas contendo oitenta (6 x 80 = 480) e
uma linha contendo vinte traços.

Genial! Parabéns.

Cordialmente,

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180