Re: Adicionar conteúdo abaixo de uma linha de arquivo

From: itamarnet
Subject: Re: Adicionar conteúdo abaixo de uma linha de arquivo
Date: 20 Jun 2019 17:39:12 +0000

Com todo prazer caro André

Mas só uma observação no caso do sed, as sugestões que foram dadas por todos funcionam com uma versão atual e com implementação GNU. Então no linux atualizado funcionam, mas na família BSD muitas implementações não são feitas ou os recursos são diferentes.

Quanto ao awk que enviei e que funcionou a lógica é simples:
awk -v a=1 '1;/^socket/ && a {print "localhost                          = 127.0.0.1";a=0}'

    -v a=1 eu estou atribuindo o valor 1 a variável a.

    o 1 dentro das aspas simples é entendido como verdadeiro, então imprime todas as linhas, poderia ser qualquer número diferente de zero e positivo.

   /^socket/ && a essa é uma expressão regular para encontrar o que procura, no caso a linha começando com socket em combinação com a variável a, que com o valor 1 já assinalado é como um verdadeiro, e quando casa a linha temos a condição verdadeiro e verdadeiro.
   o que está entre chaves coloca o texto desejado, usando print e muda a variável a para 0, e daqui por diante toda a combinação que case com a ER será verdadeiro e falso, e esse bloco só executará na primeira ocorrência.

Espero que eu tenha sido claro na explanação.

[]'s
Itamar