Formatação e dados

From: andrelucio . fc
Subject: Formatação e dados
Date: 04 Dec 2018 07:22:09 -0800

Opa, Pessoal.

Estou com o seguinte quebra cabeça... Eu possuo a seguinte massa de dados em arquivo:

Conteúdo do arquivo:

192.168.0.1;pc-1

192.168.0.2;pc-2

E é de acordo os dados desse arquivo, que descubro se o ip está ativo ou não.

E a formatação dessa informação precisa está da seguinte forma:

pc-1 online

pc-2 offline

Eu já consigo fazer isso mas com duas linhas, e gostaria de reduzir para apenas uma ou ter uma outra solução mais "elegante".

Segue abaixo os comandos:

Para pegar o nome do equipamento:

cat file.txt | sed -n 1p | awk 'BEGIN{FS=";"} {print $2}'

Para descobrir se o ip está offline ou não:

cat file.txt | sed -n 1p | awk 'BEGIN{FS=";"} {print $1}' | fping | awk '{if ($3=="alive") print "online"; else print "offline";}'

Desde já agradeço.