Re: [shell-script] Comando "select"

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Comando "select"
Date: Fri, 24 Nov 2017 14:02:21 -0200

​​
Fala Mercês,
eu não me amarro muito no select pq acho-o muito restritivo. O que vc acha
do select.zen a seguir? Tb é bem pequeno...

$ cat select.zen
#!/bin/bash
# Fazedor de menu
menu=("Versão do Sistema" "Tempo de funcionamento" "Memória livre"
"Usuários logados" "Espaço livre de disco" "Sair")
Titulo="Menu do sistema"; Texto="Selecione a opção desejada";Cab="Ver o
quê?"
CMD=$(echo --list --radiolist --title \"$Titulo\" --text \"$Texto\"
--column Escolha --column \"\" --column \"$Cab\" --hide-column 2 $(for
((i=1; i<=${#menu[@]}; i++)); { echo "$i" \\\""${menu[i-1]}"\\\" | xargs
-L1 echo FALSE; }))
eval zenity "$CMD"

$ ./select.zen

[image: Imagem inline 1]

Para ele ficar melhor, precisa:

   - Uma entrada de dados - que pode ser em zenity ou por passagem de
   parâmetro - para receber menu, título, texto e o cabeçalho da coluna dos
   dados (muito fácil);
   - Em algum livro meu, calculei e escrevi uma fórmula para calcular (em
   pixels) a altura de uma lista, o que alimentaria a opção --height.

Esse último, qdo achar posto na lista ou, se demorar muito a achar,
recalculo.

ObS:

   - Entre as 2 colunas existe outra escondida (--hide-column 2) que contém
   o número da opção e este será o valor devolvido;
   - A opção Sair é desnecessária, pois se clicar em cancelar, o $? fica
   igual a 1.

Estou dando um curso de Shell no formato EAD e ontem fiz um hangout para os
treinandos. Como minha cara é muito feia, preferi produzir a apresentação
em Shell + YAD para que os alunos sentissem como é bom conhecer bem o
Shell. Meu script (feito em umas 3 horas pq tinha muito texto) rodava numa
janelinha do terminal de Shell (que podia ser bem pequena, pois só recebia
<ENTER>) para gerar e comandar os slides que eram apresentados numa janela
de tela inteira do yad. Curti muito...

Abraços,
Julio
* Atenção! Últimos treinamentos presenciais do ano! *
Cidade Local Período
Brasilia LinuxSolutions <http://bit.ly/cursoshelljulioneves> 27/11-01/12
São Paulo 4Linux
<https://www.4linux.com.br/curso/programacao-em-shell-script> 05-09/12
Rio de Janeiro LinuxSolutions <http://bit.ly/cursoshelljulioneves> 11-15/12

*Damos treinamento em sua empresa **com certificado*
*e nota fiscal **por **um preço, **no mínimo, 50% mais*
*barato que qualquer curso.*

​​
Nosso time de instrutores *in company* é formado somente por
​
​
autores
​ ​
​
de
*Best Sellers​ ​*​laureados ​sobre os temas. P. exemplo:

Shell básico e Programação em Shell Julio Neves
Bacula Heitor Medrado
Zabbix Adail Host
Produção Gráfica e Videografismo Cadunico