Re: Assunto: [shell-script] Executar script de qualquer caminho

From: Julio C. Neves
Subject: Re: Assunto: [shell-script] Executar script de qualquer caminho
Date: Thu, 23 Nov 2017 09:47:36 -0200

Fala Pac,
Testei isso da seguinte maneira:

julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ sudo su -
[sudo] senha para julio:
julio-Sam ~ # echo echo funciona > arqxx   # Como root, inseri o cmd "echo funciona" em arqxx
julio-Sam ~ # chmod 6766 arqxx             # Setei o SGIG e o SUID
julio-Sam ~ # ls -l arqxx                  # Olha os bits de execução setados
-rwsrwSrw- 1 root root 14 Nov 23 09:16 arqxx
julio-Sam ~ # exit
sair
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ arqxx        # Tentei executar como usuário comum. Nem viu!
arqxx: comando não encontrado
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ ls /root/arqxx # Não consegue nem ver
ls: não é possível acessar '/root/arqxx': Permissão negada
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ sudo su -    # root again
julio-Sam ~ # pwd                          # Verificando diretório
/root
julio-Sam ~ # ls                           # O root consegue vê-lo
arqxx
julio-Sam ~ # exit
sair
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ ls /root/arqxx      # O usuário careta, não
ls: não é possível acessar '/root/arqxx': Permissão negada
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ sudo su -
julio-Sam ~ # chmod 4766 arqxx
julio-Sam ~ # ls -l arqxx                  # Agora só o SUID veja os grants
-rwsrw-rw- 1 root root 14 Nov 23 09:16 arqxx
julio-Sam ~ # exit
sair
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ ls /root/arqxx      # Não consigo ver
ls: não é possível acessar '/root/arqxx': Permissão negada
julio@julio-Sam ~/tstsh/EAD $ /root/arqxx         # Nem executar
bash: /root/arqxx: Permissão negada

Então aqui no meu Debian, continua conforme eu achava que seria.

Mudando de assunto no início de Dezembro (de 05 a 09) estarei dando um curso na 4Linux, em SP. Se vieres fora desses dias, quero tomar umas contigo.

Abraços,
Julio
* Atenção! Últimos treinamentos presenciais do ano! *
Cidade Local Período
Brasilia LinuxSolutions 27/11-01/12
São Paulo 4Linux 05-09/12
Rio de Janeiro LinuxSolutions 11-15/12

Damos treinamento em sua empresa com certificado
e nota fiscal por um preço, no mínimo, 50% mais
barato que qualquer curso.

​​
Nosso time de instrutores in company é formado somente por
autores
​ ​
de Best Sellers
​ ​
​laureados ​sobre os temas. P. exemplo:

Shell básico e Programação em Shell Julio Neves
Bacula Heitor Medrado
Zabbix Adail Host
Produção Gráfica e Videografismo Cadunico

Estarei no RJ brevemente em começo de dezembro. Bebe-se?

Eu so lembrei vagamente desse bit, não tenho como testar aqui mas faz sentido bloquear um shell script

Cara, estou ficando velhinho e esquecido, mas até onde me lembro de ter testado, o Linux e uns poucos sabores UNIX não aceitam, por motivo de segurança, SUID nem SGID em programas interpretados. Ele até finge que aceitou botando um s no owner ou no group, mas é só para te enganar. Se testar coloque na lista, p. favor.