Adicionar linhas a cada X linhas com variável

From: Alfredo Casanova
Subject: Adicionar linhas a cada X linhas com variável
Date: Tue, 26 Sep 2017 14:57:49 +0000

Lista,

Estou com um desafio aqui que queria resolver com uma linha de sed ou awk.
Tenho arquivos com milhares de linhas, e preciso adicionar uma nova linha a cada 200 linhas.
Resolvi com esse sed:

sed -i "0~200 s:$:\nTexto a ser incluido" $filename

O que acontece: eu queria que na frente do "texto a ser incluido" aparecesse, também, o número daquela linha.
Então na linha 201 eu teria:

Texto a ser incluido 201

e na 402 eu teria:

Texto a ser incluido 402

poderia fazer um loop, qualquer coisa assim. Mas queria resolver da forma mais sucinta possível