RE: [shell-script] Imprimir sequência de números randomicamente, SEM REP

From: Dito Ramos
Subject: RE: [shell-script] Imprimir sequência de números randomicamente, SEM REPETIÇÃO
Date: Tue, 02 May 2017 11:34:31 -0300

Mestres,
Eu me aposentei do serviço e dei uma "travada" aqui em shell script.
Agora estou, aos poucos, voltando a dar uma mexida.
Portanto, perdoem se a questão é muito "boba"
Vamos lá:
Preciso imprimir de 1 a 500, somente números pares.
Até aí, tudo bem. Fiz assim:

#!/bin/bash
for ((i=1;i<501;i++))
do
 (( $i % 2 == 0 )) && echo $i
done

Porém, preciso imprimir essa sequência randomicamente, mas sem repetir nenhum número, de forma que me seja retornado os 250 números da cadeia.
Sei que tem a variável $random. Mas não estou sabendo usar para este caso.
Podem ajudar?

Grato

Dito Ramos