Variavel $1

From: Alyson Franklin
Subject: Variavel $1
Date: Wed, 22 Mar 2017 00:20:07 -0300

Fala Mestre Julio e Cia, beleza?

Então, conheço/trabalho com linux mais ou menos 3 anos, e esses dias comprei seu livro "10° edição de programação shell script".

Em uma semana lendo o livro (ainda estou na página 218) consegui fazer alguns scripts que me ajudaram muito no dia a dia, principalmente porque trabalho muito com logs/históricos gigantescos.

Em uma das páginas de seu livro, tinha o seguinte script:

#!/bin/bash
if who | grep $1 > /dev/null
then
  echo $1 esta logado
else
  echo $1 não esta logado
fi

Beleza, fiz esse mesmo script na minha maquina e tive um resultado não esperado que meu deixou confuso:

Resultado da execução do script:
Uso: grep [OPÇÃO]... PADRÃO [ARQUIVO]...
Experimente "grep --help" para mais informações.
não esta logado

O resultado foi exatamente este citado acima. Ele informou "não está logado" sem  o nome do usuário que está e/ou não está logado e ainda me exibiu o help do grep.

Gostaria de saber por que isso aconteceu ??

Eu já coloquei a váriavel "$1" entre aspas e tive apenas isso como resultado:
não esta logado (mais uma vez sem o nome do usuário).

Versão do meu bash:  4.3.11(1)-release-(x86_64-pc-linux-gnu)

Desde já agradeço a ajuda de todos.