Consultas_LDAP_e_Insercao_de_Usuarios_no_LDAP_Por_SHELL

From: Julio C. S. Ferraz
Subject: Consultas_LDAP_e_Insercao_de_Usuarios_no_LDAP_Por_SHELL
Date: Sun, 12 Mar 2017 12:22:24 -0300

Oi Pessoal,

-Boa tarde!

Preciso muito da ajuda dos colegas, e mais breve irei passar detalhes do que estou pensando para automatizar o ambiente que trabalho.

Atualmente, estou num ambiente onde existe o e-directory da Novell onde roda um servidor LDAP nele, porém ainda não tenho informações da versão e sei que isso vai ser muito importante. Bom o que quero fazer é automatizar ao máximo minhas tarefas que consistem em realizar uma consulta no LDAP através do apache studio(um programa pra windows) na arvore LDAP dos servidores(servidores esses que possuem diversas redundâncias do mesmo serviço( o e-directory da Novell), e logo após essa consulta (consulta essa de nomes de usuários) eu faço a pesquisa da seguinte maneira:

1º Verifico se o perfil do usuário existe em uma DN chamado Perfil
2 º Verifico se Perfil está dentro da DN chamada Usuario.
3º Verifico se Usuario está dentro de uma DN chamada FILIAL
4º Verifico se FILIAL está dentro de uma DN chamada Usuário.
5º Verifico se usuario está dentro de uma DN chamada PDV
6º Verifico se PDV está dentro de uma DN chamada Usuario

O processo nisso tudo para um entendimento mais amplo é o seguinte:

Eu posso um servidor (e-directory) - um servidor SOA - e os servidores de aplicações diversas, todos eles se comunicam por meio do servidor SOA que entrega um XML legivel para novell e legivel para os servidores de aplicações.
O SOA no meio entre o servidor novell e os servidores de aplicações funciona como um tradutor entre a comunicação de ambos(servidor novell e servidor de aplicações)
Atualmente, recebo chamados numa aplicação XML que informa lá pra mim que X usuários não foram cadastrados devidamente, então tenho que verificar um por um e realizar os passos abaixo:

[...]

Eu quero automatizar isso por meio de SCRIPT, sei que ainda me faltam passar dados mais concretos pois vou busca-los nessa semana, então... gostaria de nesse primeiro momento de idéias.. e perguntas, para chegar uma conclusão perfeita para o desenvolvimento da automatização com scripts. O que quero mesmo é para de usar o apache studio, efetuar isso por shell com diversos usuários junto de uma maneira mais velox, no Windows.. é complicado.. e muitas das vezes posso ter usuários diversos.. o que aumenta o tempo gasto pra fazer isso.

Obrigado.

--
Att,

Julio  Ferraz