Re: [shell-script] Desafio Shell Script #001 do Mulato.

From: Alexandre Mulatinho
Subject: Re: [shell-script] Desafio Shell Script #001 do Mulato.
Date: Fri, 19 Aug 2016 11:53:41 -0300

Fala Christian, Beleza!??

Entendi o que você falou, deveria ter feito com mais cuidado, fiquei empolgado com a ideia do desafio e lancei muito rápido :P Esse fim de semana vou tentar mandar a resposta para a lista, lembrando que tem 10000 formas de fazer isso, pra quem tá estudando SHELL ou quer um desafio acho que vale a pena tentar;

Dá uma olhada na entrada de exemplo, você vai ver que sempre a primeira linha (T) é o número de casais e que, se a gente contar a partir de 0 cada linha, a linha após a quantidade de casais vai ser 1, 2, 3, 4 e assim por diante significando o número do casal. Essa já é uma dica de como mostrar a saída no final. Outra dica é: não se preocupe em imprimir a saída logo depois de ler uma entrada, LEIA TODA A ENTRADA, SETE OS VALORES DAS SUAS VARIÁVEIS e só depois pense na SAÍDA DO TEXTO.

P. Se dois casais escolhem o mesmo dia, quem escolheu primeiro é que leva, certo?
R. Em parte sim, o primeiro sempre vai levar primeiro mas aí é que tá a brincadeira, se um casal já tiver escolhido o dia X, o próximo casal poderá tentar o próximo item dos dias por eles selecionados, por exemplo:

Suponha que existe essa linha:
4 12 9 5 7

O enunciado de restrições abaixo diz que o dia a ser selecionado deve ser o menor do grupo com quatro elementos, no caso neste grupo o número 5 é o menor do grupo; agora suponha que antes algum casal já tinha escolhido o dia 5 então o enunciado de restrições diz que deve ser escolhido o próximo número da lista (isso deveria ser o MENOR próximo número, mas como não vale nenhum dinheiro aqui, você poderia escolher qualquer número do grupo diferente do 5 que pra mim já tava valendo como resposta, desde que nenhum outro casal o tenha pego). Outra coisa que poderia ser um erro é mostrar 31 de Fevereiro, mas poxa, é só um desafio de colegas para divertir e treinar shell então não precisa enlouquecer por causa disso, uma resposta assim pra mim é válida por hora;

T -> número de casais na fila
N -> são os dias selecionados pelo casal, mas se você contar a entrada apartir de 0 também conta como o número do casal (dica) :-)
M -> sempre vai estar na última linha da entrada mostrando o mês
V -> são os valores dos dias

RESTRIÇÕES

T > 0 && T <= 20
M >= 1 && M <= 12
N > 0 && N <= 5
V > 1 && V < 32

Desculpa se me expressei mal, qualquer dúvida pode me mandar um e-mail aqui ou para o e-mail pessoal :D

Atenciosamente,
Alexandre Mulatinho.