Re: [shell-script] Re: Duvida for em comandos

From: Rodrigo Cunha
Subject: Re: [shell-script] Re: Duvida for em comandos
Date: Sun, 14 Aug 2016 23:20:52 -0300

srs. As variaveis eu atribui antes do for, só coloquei a parte do for que estava com problemas...falha de comunicação mesmo...
Raul, achei legal seu script, vou dar uma olhada, pelo que percebi vc criou um array com todas as bases do mysql e o for da um loop para cada base...é um método interessante.

for i in `mysql -Ns -u $sqlUser -p"$sqlPass" -e "SHOW DATABASES" |egrep -vi 'information_schema|mysql|performance_schema'`

Eu uso um esquema parecido, porém definindo como variáveis. A ver:

DATAHORA=$( date "+%Y%m%d-%H%M" )
LISTABANCOS=$( mysql -u$USER -h$SERVIDOR -p$PASSWORD -e 'show databases;'|\
    egrep -v 'Database|information_schema|lost\+found|performance_schema' )

for BANCO in ${LISTABANCOS}; do
NOMEBANCO="${BANCO}_${DATAHORA}.dmp"
    mysqldump -h${SERVIDOR} -u${USER} -p${PASSWORD} ${BANCO} --extended-insert --quick --routines --events --triggers  >> ${NOMEBANCO}
done

A grosso modo, é isso aí. No meu de verdade, o mysqldump com essa porrada de parâmetros eu coloquei dentro de uma função, daí fica num negócio bem simples:
DUMPMYSQL ${BANCO} ${NOMEBANCO}
E dá pra você melhorar bastante, tipo, verificando se houve problema no dump ( fazer um check em $? depois da execução do dump), se o gzip comprimiu mesmo, colocar pra que seja enviado um relatório por email, etc... Scripts de backup é uma parada bem divertida (e séria) pra perder um tempinho estudando.
Abraços

Raul Libório
http://rauhmaru.blogspot.com/
openSUSE Member | Linux User #4444581

/etc/httpd/conf.d/ssl.conf:7
# Do NOT simply read the instructions in here without understanding
# what they do.  They're here only as hints or reminders.  If you are unsure
# consult the online docs. You have been warned.

--
Atenciosamente,
Rodrigo da Silva Cunha