Re: [shell-script] caractere final var

From: Fernando Mercês
Subject: Re: [shell-script] caractere final var
Date: Sat, 17 Oct 2015 00:36:07 -0300

Na verdade o 0xd é o "retorno de carro" das impressoras matriciais. :)

No shell ele é o \r, Se liga:

$ echo -e "texto\xd" | cat -vet
texto^M$

$ echo -e "texto\xd" | tr -d \\r | cat -vet
texto$

Ou seja, você tira com tr -d \\r. Mas ele é normalmente usado junto como  newline (\n que o Fredi comentou), então, principalmente em arquivos de texto criados/editados em Windows, é comum a sequência 0xd 0xa em cada quebra de linha. ;)

Me veio a ideia agora de criar uma bh_trim na bashacks! =D

Abraços.

Att,

Fernando Mercês
mentebinaria.com.br