Re: [shell-script] Re: Estrutura de script para criar fila de espera

From: itamarnet
Subject: Re: [shell-script] Re: Estrutura de script para criar fila de espera
Date: 19 Sep 2015 12:53:21 -0700

Legal Rodrigo,

mas não vou fazer considerações pois tenha uma dúvida básica com relação ao uso "wait".

Não sei como ele se comporta no seu equipamento, mas comigo o comportamento inviabilizaria o uso conforme está nesse script.

Quando um comando recebe o sinal STOP ou SIGSTOP, o wait não o aguarda, prossegue normalmente como se já estivesse concluído.

E seguindo o fluxo do seu script, nesse caso iria haver falha.

Apenas queria citar que no script o segundo wait está aguardando um processo que vc solicitou pausa um pouco antes. Assim esse wait vai ficar aguardando indefinidamente.
Nesse caso não é o caso do wait aguardar o comando anterior e na sequência enviar um um sinal de CONT ou SIGCONT para o comando que colocou em espera, algo assim:

   wait $pidAnterior; kill -SIGCONT $pidAtual

Vejo alguns problemas também na forma em que insere, ordena e apaga os PIDs, se considerasse o funcionamento do wait adequado como é concebido dentro do script.

Fiz apenas alguns testes, e nos equipamentos e distros usadas a forma como se comporta o wait não atenderia o que se deseja aqui.

Acredito que uma combinação de arquivo de trava com os PID ordenados e "named pipe" poderia suprir o problema.

Mas apenas quero destacar que a falha ocorre por essa característica do "wait" comigo, mas se no seu caso funciona, é mais que meio caminho para uma rotina de enfileiramento de processo.

[]'s
Itamar