[Dica] Lixeira no terminal

From: Fernando Mercês
Subject: [Dica] Lixeira no terminal
Date: Tue, 24 Mar 2015 19:45:38 -0300

Amigos,

Não sei como hoje me deparei com o pacote trash-cli (apt-get install, para debinianos) e achei muito legal, especialmente para servidores e tal. Tratam-se de pequenos programas para gerenciar a lixeira a partir do terminal, ou seja, eles se integram com a lixeira do ambiente gráfico. O pacote fornece:

trash-list - lista o conteúdo da lixeira (normalmente ~/.Trash)
trash-empy - limpa a lixeira
trash-put - move um arquivo para a lixeira

Antes eu usava um alias no rm para ele sempre perguntar antes de excluir:

alias rm='rm -i'

Agora substituí por:

alias rm='trash-put'

Fiquei tão feliz que contei a história no meu blog hehehe: http://www.mentebinaria.com.br/blog#19

Abraços!

Att,

Fernando Mercês
Linux Registered User #432779
www.mentebinaria.com.br
"Ninguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar". (Elliot Gould)