Re: [shell-script] Fork Bomb

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Fork Bomb
Date: Fri, 20 Mar 2015 17:05:23 +0100

na minha época se resolvia com ulimit

http://www.cyberciti.biz/tips/linux-limiting-user-process.html

Bom dia meus caros,
Antes de mais nada não venho aqui tratar sobre alguma dúvida direcionada a criação de scripts mas sim saber as opiniões de vocês sobre fork bomb.

Um tempo atrás estava pesquisando sobre se existia algum tipo de include para Shell Script, descobri que o source poderia ter essa função.

Fiz um pequeno teste, porém não deu certo, e depois de alguns minutos minha máquina reiniciou.
No dia estava meio chapado e não prestei atenção na hora de escrever.

Observando o código:

 function example() {
            echo `example`
}
example

Podemos observar a criação de um fork bomb, enviei um e-mail para o pessoal do bug-bash porém as pessoas que me responderam não viram um grande problema, me disseram para não fazer tal coisa.

Gostaria de saber as opiniões se isso pode ser enxergado como um problema já que trás problemas ao sistema.
É se talvez não poderia existem um chamada de exception como acontece nos outros erros.
Segue exemplo do código para possível solução do problema.

FUNCECHO="$(declare -f | grep -o "`.*`" | sed 's/[ \t].*$//g' | tr -d "`")"

    if [ $FUNCNAME == $FUNCECHO ]; then

        echo "Break fork function bomb"
        killall -9 $_
    fi