Re: [shell-script] Dúvidas com o comando shift

From: Ronaldo Ferreira de Lima
Subject: Re: [shell-script] Dúvidas com o comando shift
Date: Wed, 17 Dec 2014 18:43:33 -0200

Saudações Ricardo,

On Wed, Dec 17, 2014 at 07:13:08PM +0000, Ricardo Tweeg address@hidden
[shell-script] wrote:
> Vejam o script abaixo:
> ***************************
> #!/bin/bash
> # Programa para testar passagem de parametros (teste03)
> echo
> echo O programa \"$0\" recebeu \"$#\" parametros:
> echo "11ª parm -> $11"
Décimo primeiro parâmetro? "$11" irá imprimir o primeiro parâmetro
concatenado com o número um.

Os dois primeiros parâmetros que estiverem em $@.

> Em seguida eu executo um echo "4ª parm -> $1".
> Já que eu desprezei os 2 primeiros parâmetros, o echo "4ª parm -> $1" não
> deveria mostrar o próximo parâmetro que é a palavra "para"?
No  caso você  já tirou  um, o  "passando", tirar  mais dois  implica em
remover o "parametros" e o "para" também, sobra apenas o "teste".

> Eu não entendi o motivo dele não ter mostrado o terceiro parâmetro (para) e no
> seu lugar ter mostrado o "testar" que é o quarto parâmetro.
Você passou quatro parâmetros para o script e usou três antes do último
'echo'.

> Obrigado por qualquer ajuda.
> Ricardo

[]'s