Re: [shell-script] [ History ] - Não funciona no shell

From: Sidney Souza
Subject: Re: [shell-script] [ History ] - Não funciona no shell
Date: Sat, 20 Sep 2014 01:47:34 -0300

Caro Gustavo, um fator que acredito que você esta desconsiderando é que o bash possui um histórico para cada sessão, nesse caso o history -c que estas executando limpa o histórico apenas da sessão do script.

Aconselho você a adicionar o comando history -a dentro do /etc/bash.bashrc. Esse comando irá forçar o compartilhamento do histórico entre as sessões, após isso acredito que funcione corretamente.

A Solução do Paulo Bettega parece ser mais efetiva, mas como já tive situações onde mesmo apagando o arquivo em uma sessão de terminal e ao logar em outra (duas telas do shell abertas) eu ainda conseguia ver alguns comandos que foram digitados na segunda sessão, acredito que será necessário combinar as duas dicas para que obter o resultado que você espera.

Atenciosamente:

Sidney Souza
https://github.com/lockland
http://sidneyss.blogspot.com.br/
https://www.linkedin.com/in/sidneyss

Olá Gustavo, esse comando history -c parece que limpa apenas a pesquisa
do histórico no terminal em que vc roda o comando, mas não zera o arquivo.
Abrindo outro terminal a pesquisa é normal, o histórico aparece.

Fiz o seguinte teste, não deletei o .bash_history, só zerei o arquivo.
$ > ~/.bash_history
depois logout e login (sem reboot), e o arquivo realmente foi zerado,
só ficou o "exit".
Infelizmente agora não posso testar reiniciando.
Abraços Paulo Bettega

On 19-09-2014 22:08, Gustavo Filgueiras address@hidden [shell-script] wrote:
> Caros,
>
>       estou tentando realizar via shell script a limpeza do history dos usuário, mas não tenho tido
> sucesso.
>
>       Método 1:
>       Tentei usar o comando history -c, funciona muito bem quando executado na linha de comando, mas
> via shell script não funciona, tentei algumas variações como `history -c` mas não funciona.
>
>       Método 2:
>       Removendo os arquivos .bash_history dos usuários, porém, mesmo removendo os arquivos, bootando
> [...]

Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de programação, como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado sem prévio aviso.
Esta lista é moderada de acordo com o previsto em http://www.listas-discussao.cjb.net