Re: [shell-script] Tem como fazer as operações do date com uma data forn

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Tem como fazer as operações do date com uma data fornecida pelo usuário?
Date: Thu, 28 Nov 2013 08:13:49 -0200

usando o date do linux vc pode fazer :

$ cal 02 2012
   February 2012
Su Mo Tu We Th Fr Sa
          1  2  3  4
 5  6  7  8  9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29

$ date -d '02/28/12 +1 day'
Wed Feb 29 00:00:00 BRT 2012

$ date -d '02/28/12 +2 day'
Thu Mar  1 00:00:00 BRT 2012

$ date -Idate -d '02/28/12 +2 day'
2012-03-01

2013/11/27 luizcarlos18rj <address@hidden>

Tenho uma grande dúvida em relação a cálculos com datas sem ser pelo comando date

Tudo o que vi na net se baseia no comando date e suas opções

Ex.:

data atual:

$ date
Qua Nov 27 16:35:46 BRST 2013

------------------

amanhã:

$ date -d "+1 day"
Qui Nov 28 16:38:00 BRST 2012

------------------

ontem:
$ date -d "yesterday"
Ter Nov 26 16:38:17 BRST 2012

Legal, mas como fazer a mesma coisa com uma data qualquer não baseada na data atual?

Eu queria que a data viesse pelo usuário ou digitando ou escolhendo uma no dialog --calendar
e que com essa data inserida pudesse fazer a mesma coisa.

Ex.

data inserida pelo usuário: 28/11/2013 ( via digitação ou via dialog --calendar)

Ex. dataescolhida= 28/11/2013

dia posterior:

($dataescolhida + 1)
ou
(dataescolhida -d "+1day")
#
echo $dataescolhida
#
~$:29/11/2013
-----------------------------
dia anterior:

(dataescolhida - 1)
ou
(dataescolhida -d "yesterday")
#
echo $dataescolhida
#
~$:27/11/2013

Entenderam? queria fazer as mesmas operações do "date" , mas com uma data aleatória dentro de uma variável inserida no sietam pelo usuário e não baseada na data atual com "fórmulas".

Mas toda sintaxe que tento dá erro..
Sou iniciante em linux e to tentando criar meu primeiro script.

Alguém pode me ajudar? Isso é possível?

Desde já agradeço...

--
Tiago B. Peczenyj