Re: [shell-script] retorno à função

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] retorno à função
Date: Mon, 4 Nov 2013 09:52:30 -0200

Ola

acho que ja foi respondido mas... eu jamais daria um nome a uma função ou subrotina com caracteres acentuados. o conjunto a-z A-Z 0-9 _ é extremamente confiavel e vc não tera surpresas se utilizar algum conjunto diferente de variaveis de ambiente ou se preocupar com character encoding.

por exemplo, a letra á pode ser representa, em UTF-8, de duas formas diferentes, uma como a letra "a com acento grave", e outra com "letra a SEGUIDA de acento" que são mostrados da mesma forma, mas são conjuntos de bytes diferentes e não são a mesma coisa (não no sentido de igualdade do conteudo). para isso existe a normalização NFC, NFD, etc.

http://unicode.org/reports/tr15/

infelizmente eu acho isto um problema dificil demais para identificarmos em poucos minutos, ainda mais se for um script critico. minha experiencia diz para ser precavido :)