Re: [shell-script] for com espaço nos arquivos

From: Moacir Souza
Subject: Re: [shell-script] for com espaço nos arquivos
Date: Mon, 19 Aug 2013 22:27:06 -0300

     Fala Julião,

     Pois é, rapaz, esse comportamento já deu muito trabalho. Eu estou
sempre atento a ele (depois de sofrer um bocado, que fique claro), a minha
intenção foi só demonstrar as várias formas de solucionar o problema
(lembrei da máxima: "Não pergunte se dá para fazer uma coisa em Shell,
pergunte de quantas maneiras é possível fazê-lo", hehe ;D). Ah, e o ls -1
foi só resquício do comando anterior, que usei para que a listagem não
ficasse confusa e acabei reaproveitando no while =D.
     Mas a explicação não só é válida, como utilíssima para o grupo de
maneira geral. Costumo me utilizar dessa história de "levar o resto" para
fazer aquela brincadeira do "linha linha linha lixo" que você, inclusive,
costuma utilizar nos cursos. Enfim, apesar de dar um pouco de trabalho
quando falta uma certa experiência, essa história toda é, na verdade, muito
útil de bem aproveitada.
     Mais um exemplo, aproveitando os seus:

moacir@ /home/moacir/teste/final $ cat arquivo
linha 1
linha 1 2 3 4 5
linha1234567 8 9 10

moacir@ /home/moacir/teste/final $ while read a b lixo
do
echo "a: $a"
echo "b: $b"
echo -e "lixo: $lixo \n"
done < arquivo

a: linha
b: 1
lixo:

a: linha
b: 1
lixo: 2 3 4 5

a: linha1234567
b: 8
lixo: 9 10

Grande abraço,
Moacir Filho

Moacir da Cruz Souza Filho

Analista de Sistemas: Suporte Unix Avançado
Mestrando em Ciências da Computação
Bacharel em Engenharia da Computação
Técnico em Eletrônica
Linux user #449600